domingo, 7 de outubro de 2012

Fazer bolachinhas com os mais pequenos

Este sábado dediquei-me  a fazer umas bolachinhas com a minha filha mais velha. É um programa muito divertido e acessível para fazer com os mais pequenos. Eles adoram mexer na massa, moldar as bolachinhas e depois de saborearem o resultado :-)



A receita é muito fácil e as bolachas não ficam muito doces nem muito gordurosas, porque fiz umas pequenas alterações na receita base.

Os ingredientes são:

500 gr de farinha (eu coloquei 200gr farinha de trigo + 300gr farinha integral)
150 gr de açucar
150 gr de margarina vegetal (tipo Vaqueiro)
2 ovos inteiros

Preparação:

Bater a margarina com o açucar até ficar um creme esbranquiçado e fofo. Juntar os ovos um a um e bater. Juntar a farinha e misturar.
Colocar um pouco de farinha na mesa e estender a massa com a ajuda de um rolo da massa até esta ficar com a espessura pretendida. As minhas  bolachinhas ficaram com menos de 0,5 cm.
Cortar as bolachinhas usando moldes. Colocar as bolachinhas num tabuleiro por cima de folha de papel vegetal. Ir estendendo a massa e moldando as bolachinhas até acabar.
Eu coloquei canela por cima de algumas e ficou muito bom.
Colocar a meio do no forno à temperatura +/- 175 ºC e por 10-15 minutos. Ir controlando.

Eu e a minha filha usamos formas de animais das plasticinas que tinhamos cá em casa. Claro que foram muito bem lavadinhas para serem usadas nesta receita. Também usamos um copo para fazer a forma circular. E quem tiver jeitinho pode fazer o que quiser, corações, flores, é só preciso imaginação.

Aqui vão umas imagens do fabrico:

O corte da massa com os moldes
 
As bolachinhas moldadas já no tabuleiro para irem ao forno

Façam que é divertido e o resultado é uma maravilha. Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...