terça-feira, 7 de agosto de 2012

Os sonhos

Acordei assustada. Tinha sonhado que ia a uma loja comprar algo para comer e ofereceram-me cabeças de peru. Retiravam as cabeças, muitas de dentro de um caldeirão, ainda com sangue, sem estarem cozinhadas. Saltou sangue para a minha camisola... Que quer dizer isto? Será que tem algum significado ou e apenas mais um sonho igual a tantos outros... 
O dia começava, tinha que me arranjar para mais um dia de trabalho. De vez em quando lá me lembrava do sonho, e tentava perceber e ir buscar mais pormenores. 

O sítio era sombrio, perto de uma escadaria antiga. Quando entrei a velha senhora disse que o pão com chouriço era do dia anterior, que não levasse. Tinha pão mais fresco. Arranjou-me um pão comprido e começou a fazer-me uma sandes grande. Ia retirando carne picada cozinhada de dentro dos panelões e enchendo a sandes interminável. Entretanto apareceu um homem, não sei se era o marido dela. Começou a tirar as cabeças de peru cruas de dentro de outro panelão e a dizer que era muito bom. E eu com o sangue na manga... Acordei. Antes disso não me lembro de como lá fui ter. Caminhava, de onde não sei. Fiquei assustada e de vez em quando vinha-me a memória esta parte do sonho. 

Os sonhos podem trazer mensagens escondidas. No livro" O Alquimista" de Paulo Coelho foi o sonho repetido que levou Santiago a seguir a sua lenda pessoal . Levou-o de Espanha às pirâmides e lá descobriu que afinal o seu tesouro estava no local onde já tinha estado anteriormente com as suas ovelhas. Mas foi preciso fazer aquele caminho, e passar por algumas privações para lá chegar e até conheceu o amor. Se não tivesse ligado ao sonho nunca teria descoberto as suas possibilidades, e teria ficado para sempre a ser o pastor de ovelhas. Mas isto é ficção.

Na realidade os sonhos fascinam-me por serem misteriosos e despertarem a minha curiosidade e alguns medo. Nos meus sonhos costumo viajar muito e ir a lugares desconhecidos. Cidades antigas, extraordinárias, por vezes assustadoras, lugares diferentes. Houve uma altura da minha vida que passava muito tempo deitada por ter tido um acidente, e nessa altura para esquecer o estado atual  passava grande parte a dormir, para sonhar e viver outros lugares e sair daquela tristeza que era a minha vida na realidade.  

Quando estou acordada também sonho muito. Sonho com um mundo melhor, sem tanta hipocrisia, um mundo de maior amizade e de amor entre as pessoas. Sem invejas e interesses por aquilo que os outros possam ter. Um mundo onde todos os seres deveriam ter direito a viver com condições iguais, direito a água e a comida de qualidade, sem doenças e com futuro. Um mundo onde nem existissem mais ricos nem mais pobres, onde a riqueza fosse igual para todos, onde todos pudessem ter as mesmas oportunidades. Sem perseguições políticas e religiosas, sem matanças, atentados e guerras e que todos podessem ser livres como um pássaro quando voa no céu, e que possam decidir o seu próprio destino livremente. Estes são os meus sonhos mais profundos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...