sábado, 10 de março de 2012

"Touch me - Five senses"

"Touch me- Five senses" é o nome do trabalho com o qual participo no salão anual artesfera 2012, que hoje teve a sua inauguração e decorre até dia 12 de Abril na Galeria Municipal do Barreiro.
É um trabalho que muito me orgulho, ao qual me dediquei de corpo e alma a executar durante alguns meses... é uma obra sobre os cinco sentidos que permite ao público ver, tocar, ouvir, cheirar e alterar o trabalho reposicionando as12 telas que o compõem.
Na inauguração, esta obra teve bastante aceitação do público, que ainda a medo tentaram explorar e modificar o posicionamento das telas. Não é muito natural a permissão do toque  nos trabalhos artísticos, e foi esse um dos meus objectivos... permitir a participação do público na composição da obra.
Técnica: Instalação constituída por dois painéis de madeira, revestidos a chapa metálica pintada a preto. Cada painel tem dimensões de 0,60m x 1,0 m (largura x altura), nos quais são montadas, posteriormente e por meio de imanes, doze telas amovíveis com dimensões de 0,20x0,30cm, pintadas nas laterais a acrílico com as cores primárias. Em oito das doze telas foram coladas serigrafias e acetatos com imagens intervencionadas e às restantes quatro telas foram colados cortes histológicos desenhados em pastel sobre papel vegetal e aos quais foi aplicado posteriormente o acetato. Foram incluídas uma flor seca e plantas aromáticas. O sistema de som é constituído por amplificador portátil ligado a mp3.
Descrição: Este trabalho é sobre os cinco sentidos e por isso a artista quis que o espectador o pudesse tocar e manipular, alterando o posicionamento das telas e com isso formando novos trabalhos. As doze telas apresentadas permitem 479.001.600 permutações (12!). Ao mesmo tempo que o espectador e toca no trabalho, ouve o som. O olfacto pode sentir-se numa das telas à qual foi adicionado uma flor e plantas aromáticas. O sentido do paladar é sugerido por meio das imagens e das folhas de louro e pau de canela que foram introduzidos numa das telas.
Em oito telas foram coladas imagens intervencionadas que representam os cinco sentidos – a visão, a audição, o tacto, a olfacto e o paladar.
Em quatro das telas foram colados desenhos em pastel sobre papel vegetal de cortes histológicos de tecidos humanos relacionados com os sentidos… cortes dos tecidos da pele, do olho e do lábio. Sobre estes foi colado o texto principal e o título do trabalho em acetato.
O texto que se encontra nas telas, nas serigrafias e acetatos, é constituído por palavras que têm a ver com os cinco sentidos e com a vida. A bold encontram-se as palavras que a artista considerou representativas dos sentidos básicos. Foram associadas as cores primárias tradicionais, o vermelho, o azul e o amarelo ao trabalho por serem estas cores base de todas as outras.
Escutam-se repetidamente os sons da natureza … sons libertadores da mente e que se relacionam com os sentidos básicos do ser.
Pormenor de corte histologico da pele
E aqui estou eu junto ao meu trabalho a alterá-lo...

E aqui estou eu com um sorriso de orelha a orelha por ter concretizado este meu objectivo :-) Ainda sabe melhor quando nos esforçamos imenso para isso !!! Lutem sempre pelos vossos sonhos!

2 comentários:

  1. Very interesting Manuela (thanks to Google Translating pretty well from Portugues into English I understood quite a bit). I think you may be proud of yourself again :)
    Interesting art work! And I like the colors you used too!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marcelle,I'm glad you like it. For me it was a dream come true to built this idea which began some months ago one night in an insomnia. That night all come in my mind and I tried from that day to built it. It wasn't easy, with the two girls, job, house, husband... but I worked with my heart and soul and I 'm really proud of it! Kisses

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...