domingo, 11 de dezembro de 2011

Bailado o "Lago dos Cisnes"

Fui assistir na outra semana ao bailado o Lago dos Cisnes  interpretado pela Russian Classical ballet.
Gostei, mas não sei se foi por colocar imensas expectativas neste bailado que não comoveu como imaginara. Houve partes que foram excelentes mas outras nem por isso. Não quero com isto dizer que a interpretação dos artistas não tenha sido boa, mas eu esperava mais. Não conhecia a coreografia mas julgava que o  principe podesse ter um papel mais preponderante onde demonstrasse mais as suas aptidões artisticas. No entanto não foi isso que aconteceu e quem dançou mais e melhor foi  o bobo (Yury Kalinin). O principe (Andrey Besov) tem um bom porte mas não me convenceu com a sua dança. A bailarina principal (Tatiana Tkachenko) essa sim é muito expressiva e dança muito bem, demonstrando a razão de ter sido escolhida para os papeis de Odette (cisne branco) e de Odile (cisne negro).
É um bailado em dois actos e Quatro cenas com a música de Tchaikovsky e coreografia de Narius Petipa e Lev Ivanov. A Premiére foi a 27 de Fevereiro de 1877 no Teatro de Bolshoi em Moscovo.
O Lago dos Cisnes é considerado o mais espectacular dos bailados clássicos, repleto de romantismo e beleza, é epítome dos bailados clássicos; a coreografia exige dos bailarinos destreza e aptidão técnica na representação das personagens da história. A sua popularidade é por outro lado motivada pela música inspirada de Tchaikovsky, mas também a coreografia inventiva e expressiva de Petipa que, relacionando o corpo humano com os movimentos de um cisne, revela a sua genialidade, o seu potencial coreográfico e criatividade artística.
O Lago dos Cisnes narra a história de um príncipe que procura a mulher ideal e vê na figura do cisne a suavidade e o encanto feminino, que o deixam loucamente apaixonado. Mas, na verdade, o cisne é a transfiguração de uma bela princesa encantada, um tema de verdadeira poética romântica.
Acto I/Cena I
No parque do Castelo da Rainha é dia de festa, pela ocasião do aniversário do principe Siegfried; celebra-se a sua maioridade. O jovem é felicitado pela sua mãe, a Rainha, e pelos seus amigos e cortesãos presentes na festa. Numa cerimónia magistral, Siegfried é condecorado Cavaleiro, recebendo como presente uma Balestra de arco e flechas. Desde dia em diante, instigado pelo sentido de dever, a valentia será um princípio base da sua vida. Os últimos brindes são pronunciados em sua honra, grupos de raparigas que cobiçam a sua atenção, mas Siegfried sente-se exacerbado por emoções de ordem diferente; sonha com um amor ideal - o amor puro. As festividades atingem o culminar da noite, os convidados partem deixando o Príncipe entregue aos seus pensamentos no crepúsculo do recolhimento. Anoitece, Siegfried está consciente da presença de uma sombra ao seu lado, como se uma força misteriosa o atraísse... é Von Rothbart, o Génio do Mal,que veio para revelar alguns segredos perturbantes ao Príncipe. Submetido à atracção poderosa do seu companheiro invisível, a percepção da sua presença provoca um pressentimento ansioso no Príncipe; entretanto, Siegfried avista ao longe um elegante bando de cisnes brancos que o enfeitiçam com a sua beleza e encanto. Siegfried, sucumbido pelo universo onírico dos seus sonhos, segue o seu coração até ao lago dos cisnes.

Acto I/Cena II
O lago no bosque e as suas margens pertencem ao reino do feiticeiro Rothbart, que domina todo o seu séquito sob a forma de uma ave de rapina. O génio do mal transformou as suas donzelas em cisnes e só à noite lhes permite recuperarem a aparência humana; o feitiço lançado só será libertado através de um acto de amor verdadeiro. Entretanto, seduzido até ao local pelo Génio do MAl, Siegfried, na margem do lago misteriorso, observa os remendos cintilantes do luar na água, vislumbrando as donzelas enfeitiçadas que se erguem perante a sua figura. O Príncipe cede aos encantos da Princesa Odette, a mais bonita das donzelas que seduzem a sua atenção, deixando-o fascinado e golpeado profundamente pela sua beleza. Siegfried rapidamente se apaixona por Odette que reflete o seu ideal de amor romântico pelo qual anseia. A Princesa cisne revela-lhe a maldição do qual é vítima; o Prícipe sensibilizado, entrega-se de alma e coração jurando a sua fidelidade e prometendo amá-la para sempre, quebrando assim o feitiço de Odette.
Acto II/Cena III
As raparigas prometidas chegam ao castelo da Rainha. O Príncipe atingiu a sua maioridade e como tal tem a obrigação de escolher a sua noiva. Siegfried não consegue abstrair-se do forte sentimento que nutre por Odette, enquanto presenteia as sua pretendentes com passos de dança; o Príncipe não deseja ter que fazer a escolha. De repente, e inesperadamente para todos os presentes, um cavaleiro misterioso irrompe pelo Salão fazendo-se acompanhar de uma bela rapariga - deslumbrante aos olhos do Príncipe - e por um bando de cisnes pretos - Rothbart, Odile e os restantes cisnes. Estonteado pela semelhança da rapariga com Odette, Siegfried apressa-se para junto de Odile. O Génio Mau quis testar os verdadeiros sentimentos do Príncipe e da sua amada - Odette. Engfeitiçado por Odile, Siegfried proclama ter escolhido sua futura noiva, qubrando assim o juramento feito a Odette. Subitamente, a sala do trono mergulha na escuridão e surge uma visão da princesa cisne. Siegfried apercebe-se do desacerto e entrega-se nas mãos do destino. A imagem do cisne branco dissipa-se e o Príncipe, esperançado em redimir-se da sua traição, precipita-se para junto do lago.

 
 Acto II/Cena IV
Noite. Uma melancolia profunda pende sobre o lago. Odette traz a notícia trágica; o Príncipe quebrou o voto de fidelidade. Os cisnes brancos tentam em vão consolar a sua princesa; Odette destroçada pela decisão do Príncipe e conforma-se com a sua má sorte.Siegfried , com a sua consciência profundamente abalada, apressa-se para junto de Odette implorando plea sua remissão. Na realidade ele não quebrou o juramneto que fizera, tendo-se tornado numa vítima de um erro fatal ao aceitar Odile como Odette. A princesa cisne consegue perdoar o Príncipe,mas deixou de ser senhora de seu próprio destino... Siegfriedreforça o seu sentimento e faz juras de amor eterno. Perante o reencontro e receando que os seus encatamento maléficos sejam destruídos, Rothbart evoca uma tempestade que inunda as margens do lago dispersando o Príncipe, mas todos os feitos irados recuam perante o amor verdadeiro; Odette liberta-se do feitiço e surge como uma princesa deslumbrante. O amor que une os jovens triufa!
(Nota: este é o final do livro que comprei no Ballet, mas o final que tenho lido o mago Rothbart decide vingar-se dos dois e então inunda as margens do lago. Odette e as suas donzelas logo se transformam em cisnes novamente e o príncipe Siegfried, tomado pelo desespero, se afoga nas profundas e turbulentas águas do lago dos cisnes. O príncipe não sobrevive, e Odette com a dor que sente em perder o amado, morre. Uma trágica morte de amor.)
Já agora aconselho a ver o filme "Black Swan"- Cisne Negro com Nathalie Portman que ganhou o oscar de melhor atriz. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...