quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Dieta para engordar

Se tem um índice de massa corporal baixo e deseja ganhar massa muscular deve seguir uma dieta para engordar e ganhar peso. Quando quer aumentar o seu peso deve fazer uma alimentação saudável de modo a preservar a sua saúde e ganhar massa muscular e aumentar a sua densidade óssea sem aumentar demasiado a sua gordura corporal.
A obesidade e o excesso de peso é um problema tão vasto que muitas pessoas podem perguntar a si mesmas porque é que alguém poderia querer ganhar peso? Existem várias razões para algumas pessoas desejarem ganhar peso. Uma dieta para engordar não é o contrário de uma dieta para emagrecer, pois queremos engordar mas de uma forma saudável, ganhando massa muscular e não gordura.
Algumas pessoas são naturalmente magras e desejam ser maiores e mais fortes. Algumas doenças provocam perda de peso em excesso. Doenças como a anorexia levam a perda de peso em excesso e provocam uma nutrição deficiente que pode ter consequências fatais. Muitos idosos tem problemas a preparar e cozinhar os alimentos e tem uma grande predisposição para um emagrecimento excessivo.
Seja qual for a razão pela qual quer fazer uma dieta para engordar, deve fazer isso de uma forma saudável. Os alimentos que consome devem dar-lhe as calorias, nutrientes e anti-oxidantes que o seu organismo necessita e dos quais o seu corpo esteve carenciado.
Para ganhar peso tem de consumir diariamente mais calorias do que as que está a consumir actualmente. Não deve pensar nas calorias que precisa para engordar. Se esteve a lutar contra uma doença que o fez emagrecer, deve falar com um médico sobre as suas necessidades calóricas diárias
Uma boa maneira para descobrir as calorias mínimas que deve consumir diariamente deve calcular o metabolismo basal e consumir mais calorias do que esse número.
Quando descobrir a quantidade de calorias que tem como objectivo ingerir diariamente, utilize um diário para anotar a sua ingestão calórica diária. Um diário de dieta ajuda a manter um registo das calorias que ingere diariamente e é um bom lembrete para saber quando deve comer mais e controlar se a sua dieta é equilibrada.

Comidas saudáveis para engordar

É importante comer alimentos saudáveis para se manter de boa saúde. Isto tem importância redobrada se está a recuperar de uma doença ou se esteve em subnutrição durante algum tempo. O objectivo na dieta para engordar é ganhar peso e em simultâneo melhorar a sua saúde.
Dicas saudáveis para engordar:
É possível aumentar o número de calorias enquanto mantém a sua dieta para engordar saudável. Para aumentar as calorias:
  • Adicione queijo, nozes e amêndoas, molhos feitos a base de azeite, nozes ou óleo de canola as saladas.
  • Coma alimentos ricos em hidratos de carbono como as batatas e o milho com mais frequência.
  • Coma frutos secos ou sucos de frutas, são snacks saudáveis com muitas calorias
  • Adicione molhos de natas ou de queijo aos pratos de peixe e de carnes
  • Escolha ervas e especiarias que aumentam o sabor da comida em vez de usar sal
  • Adicione leite em pó na sopa e nos molhos para aumentar o número de proteínas e calorias
  • Coma vários alimentos com muitos hidratos de carbono na mesma refeição, por exemplo batata, feijão e arroz no mesmo prato.
  • Coma chocolate preto como um doce especial. O chocolate preto tem anti-oxidantes que outros doces não têm.
Os alimentos que ingere são importantes para além do número de calorias que contém. As comidas que ingere tem também os nutrientes, vitaminas e anti-oxidantes que precisa para viver bem. Coma alimentos com muitas calorias que sejam saudáveis, não adicione comidas de plástico não nutritivas na sua dieta. A comida de plástico ou junk food contem muito açúcar e gorduras prejudiciais para a saúde, isto dá-lhe muitas calorias mas não lhe dá os nutrientes que precisa. Certifique-se que come alimentos que tem bom valor nutritivo e que tenham também umas calorias extra.

Hidratos de carbono

O organismo necessita de carboidratos para ter energia. Os hidratos de carbono são o melhor combustível para o corpo, apesar do corpo conseguir utilizar gorduras e proteínas como fonte de energia quando for necessário. Como você precisa de ganhar peso, deve ter a certeza que está a ingerir uma quantidade suficiente de hidratos de carbono para dar energia e nutrientes suficientes para as suas necessidades.
As melhores fontes de hidratos de carbono são as frutas, vegetais e cereais integrais.
Os vegetais e as frutas são a base de todas as dietas saudáveis. Não deve evitar vegetais saudáveis como o feijão verde e os espargos só por terem poucas calorias. As verduras têm um grande valor nutricional e pode adicionar calorias saudáveis utilizando molhos saudáveis, azeite, amêndoas, nozes ou queijo ralado.
Pode adicionar muita fruta na sua dieta para aumentar as calorias. As frutas estão recheadas de vitaminas e anti-oxidantes que lhe vão melhorar a saúde e o sistema imunitário. Em vez de beber refrigerantes, beba um sumo de laranja ou de outra fruta qualquer. Vai ter as calorias que precisa e vai ter muitas vitaminas que os refrigerantes não têm. Comer fruta ao lanche ou a qualquer hora do dia aumenta a sua ingestão de calorias de uma forma saudável.
A principal fonte de hidratos de carbono hoje em dia são os cereais e farinhas. Deve comer sempre cereais integrais. Escolha o arroz e o pão integral pois tem mais nutrientes e ajudam a absorver mais minerais e vitaminas.
Uma dica importante para ganhar peso é misturar hidratos de carbono, coma batata, arroz e pão na mesma refeição. Desta forma a sua digestão vai ser mais lenta e vai absorver mais calorias e nutrientes.

Ganhar Músculo e Engordar

Uma dieta para engordar ajuda a ganhar peso mas muitas vezes as pessoas estão num plateau, ou seja não conseguem mais aumentar o seu peso. O desporto e exercício físico é uma parte importante em qualquer regime de emagrecimento e o mesmo acontece neste regime para ganhar peso e engordar.
Se quer ganhar peso de uma forma saudável tem de aumentar a sua massa muscular através de exercício físico e treinos de resistência física.

Suplementos para ganhar peso

Um suplemento multi vitamínico e mineral é uma boa escolha para ter a certeza que o seu corpo tem todas as vitaminas e minerais que precisa. Algumas pessoas notam que a sua massa muscular aumenta quando tomam batidos de proteínas que contem misturas de aminoácidos como a creatina e a glutamina.
Tomar suplementos para complementar o seu treino de musculação e resistência física é uma das melhores maneiras de quebrar um plateau e aumentar a sua massa muscular e força nos treinos.

Exercícios para Engordar

O exercício físico é um elemento muito importante na jornada para engordar e ganhar peso e musculo. Os exercícios de resistência física, como a musculação ajudam a aumentar o tamanho dos músculos. Exercícios aeróbios como a corrida e a bicicleta são melhores para as dietas para emagrecer, pois podem fazer com que perca peso. O treino de resistência física pode ser feito num ginásio ou em casa com o equipamento próprio.
Lembre-se que demora algum tempo para ganhar o peso que precisa, a persistência de comer de forma saudável e fazer exercício compensa e vai ajudá-lo nesta jornada de ganhar peso.
Quando está a seguir uma dieta para engordar deve ter em atenção os três principais factores para ter sucesso: dieta e alimentação, exercício e musculação e um suplemento para acelerar os ganhos. O mais importante é ter persistência e continuar com a sua dieta para engordar e os seus exercícios até chegar aos seus objectivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...