quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Dieta para colesterol alto

O colesterol tem sido um assunto muito falado nos últimos dez anos e a conclusão é que quando se tem um colesterol alto vai ter problemas de saúde, para resolver isto existe a dieta para colesterol alto. Assim pode resolver o problema de colesterol sem tomar medicação. Assim existe a necessidade de você entender o que faz o colesterol aumentar e como pode usar a dieta para colesterol.
Muitas pessoas não sabem mas existem dois tipos de colesterol, o mau colesterol (conhecido como colesterol de baixa densidade, LDL) e o bom colesterol (conhecido como colesterol de alta densidade, HDL).
O colesterol é uma substancia que o corpo humano necessita, mas depende dos níveis e do tipo de colesterol. Se escolher uma alimentação sem colesterol pode ter graves problemas de saúde, o colesterol HDL é extremamente vital para certas funções biológicas como a reparação e construção de células. Novas investigações revelam que o colesterol HDL é um antioxidante.
Mesmo se você tem um historial família com sinais de problemas cardiovasculares não quer dizer que precisa de uma dieta para colesterol. O mais importante é perceber o que é o colesterol mau e tentar evitá-lo e manter o colesterol bom na sua dieta. O colesterol LDL é o colesterol mau e está associado a ataques cardíacos e acidentes cardiovasculares, mas é muito fácil evitar este tipo de colesterol. Em vez de tentar diminuir o colesterol totalmente, evite o colesterol mau, substitua o colesterol de baixa densidade (LDL) por alimentos com muito colesterol de alta densidade (HDL).
As comidas que são mais saudáveis são a carne branca e o peixe, tem muita proteína e pouca gordura. Escolha também lacticínios com pouca ou nenhuma gordura e coma também muitos cereais, vegetais e frutas. Uma boa dieta para controlar ou reduzir o colesterol deve ter cerca de seis porções de cereais, três a cinco porções de vegetais e duas a quatro porções de fruta.
Esta dieta não é difícil de seguir e se conseguir continuar esta estratégia quando faz as suas compras vai evitar produtos com colesterol LDL. Lembre-se que deve reduzir a ingestão de gorduras, especialmente as gorduras saturadas porque aumentam os níveis de colesterol no sangue. Evite comer fritos, optando por grelhar, assar ou cozer os alimentos para ser mais saudável.
Segundo os especialistas de saúde, as comidas certas ajudam a diminuir o nível de colesterol. Isto é porque a ingestão de alimentos é responsável pela quantidade de mau colesterol que entra no seu organismo.
Mudar o estilo de vida e hábitos alimentares contribui muito para baixar os níveis de mau colesterol. Aqui estão alguns passos fáceis de seguir para ajudar a baixar os níveis de colesterol.
  • Adicione muitas verduras na sua dieta pois são consideradas dos melhores alimentos para baixar o colesterol. Os vegetais e verduras têm muita fibra, estas fibras ajudam a manter a eficiência do metabolismo. Estes alimentos são perfeitos para baixar o colesterol porque tem poucas calorias.
  • A fruta é também um alimente eficaz para diminuir os níveis de colesterol pois também tem baixas calorias e tem muitas fibras.
  • O leite de soja e outros alimentos derivados de soja, cereais com fibras, pão integral e frutos secos completam uma dieta de baixo colesterol.
  • Deve minimizar a ingestão de gorduras saturadas em 30%. A melhor dieta para evitar doenças coronárias é uma alimentação sem comidas processada e sem gorduras hidrogenadas.
  • Deve aumentar a quantidade de gorduras Omega-3, comendo mais peixe, óleos de peixe e sementes. Deve também limitar a quantidade de sódio que ingere para uma quantidade aproximada de 2400 mg por dia.
Deve tentar seguir estas sugestões durante algum tempo e não durante alguns dias. Assim pode combater o colesterol alto e diminuir riscos de doenças como ataques cardíacos e outras doenças graves. Espero que a dieta para colesterol lhe dê resultados, para poder ter uma vida saudável sem necessitar de tratar o colesterol com medicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...