quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Kefir

Já há tempo que não tomava o iogurte proveniente dos grãos de Kefir. Há uns tempos tive mas depois acabei por me fartar da manutenção do mesmo. Não sabia que abaixo dos 10.º C o Kefir entra em hibernação e por isso a solução, quando se está um bocado cansado da rotina ou quando se vai de férias, é de o colocar no frigorifico. A temperatura não pode ser abaixo dos 0.ºC porque os seus microorganismos morrem, perdendo as suas propriedades. Por isso não pode ser colocado no congelador.


A rotina do Kefir é feita todos os dias (eu faço 24h/24h, há quem faça com menos intervalo). Retiro o Kefir do frasco (no meu caso utilizo um frasco com tampa que cria vacuo) e com auxilio de um passador com rede em nylon (o metal não é bom),  despejo o frasco com o kefir no coador e retiro o iogurte para um recipiente limpo e seco. Passo os grãos de Kefir que estão no coador por água tépida e lavo o frasco onde ele estava.Não mexo nos grãos com as mãos. Transfiro os grãos do coador para o  frasco e encho-o até meio com leite à temperatura natural e volto a fechar o frasco.  O iogurte resultante pode ser tomado ao natural, ou adicionar mel, ou misturar com cereais, fazer batidos etc. Pode ser colocado no frigorifico para ser depois tomado. É uma alternativa económica aos iogurtes líquidos. O sabor é um bocadinho acido, mas é uma questão de hábito. Se por acaso nos esquecermos de mudar o Kefir o que pode acontecer, o iogurte fica mais acido, e nesse caso pode juntar-se mais mel, ou outro adoçante para equilibrar. O Kefir vai crescendo e multiplicando-se com o passar do tempo. Dessa forma é necessário ir retirando os grãos de Kefir do frasco quando estes forem demasiados. Dado os beneficios que ele pode trazer para as pessoas, é comum ser oferecido e passado de mão em mão. Foi assim que chegou até mim e que tem passado de gerações para gerações ao longo dos tempos.

Mas então o que é o Kefir e quais são as suas propriedades?

"O Kefir é uma colônia de microrganismos simbióticos imersa em uma matriz composta de polissacarídeos e proteínas. Originário do Cáucaso. É formado por lactobacilos e leveduras aptos a fermentar diversos substratos – sendo o leite (caprino ou bovino), historicamente, o mais comum deles.Diferentemente do iogurte que é fermentado apenas por lactobacilos, o kefir exige temperaturas mais baixas e é fermentado por trinta e sete tipos diferentes de microorganismos em sua colônia, incluindo as leveduras (utilizadas na preparação de diversos produtos, dentre eles: pão,vinagre, queijo, vinho etc)".


Este é o aspecto dos grãos de Kefir (parece couve flor):


"Os grãos de Kefir multiplicam-se conforme vão sendo cultivados, quanto maior a temperatura mais activos ficam e por conseguinte aumentam mais rapidamente o seu tamanho, por causa disso, são tradicionalmente doados e as orientações para seu cultivo são passadas oralmente. Deve-se utilizar no seu manuseio, instrumentos não metálicos, dada a possível reacção do ácido da fermentação com os metais, mantendo-o em locais com pouca luz e de temperaturas exteriores o mais constantes possível - 15.°C até 40.°C - quanto maior a temperatura mais rápida será a fermentação".

"O maior mérito do Kefir está na alta qualidade e quantidade de aminoácidos e na eliminação de microorganismos patogênicos da flora intestinal. O kefir já foi testado em laboratório in vitro e em animais, onde observou-se propriedades anticancerígenas, antifúngicas, antivirais e antimutagênicas, ainda não demonstradas cientificamente em seres humanos."


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...