segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Feliz 2014! Concretize os seus objetivos!!

Mais um fim de ano está à porta e com ele um novo ano que esperamos que seja bem melhor que o anterior. A situação do país não está fácil mas cada um pode fazer algo de forma a procurar atingir objetivos para melhorar a sua vida. Há coisas que só dependem de nós e da nossa motivação!
Para que aquilo que desejamos seja concretizado devemos acima de tudo ter confiança nas nossas capacidades e lutar efetivamente por aquilo que queremos. Se não nos esforçarmos, dificilmente conseguiremos alcançar os nossos objetivos. 

A conversa do não tenho tempo é uma fuga que todos nós temos para evitar fazer alguma coisa de novo e fugir da rotina que já estabelecemos. Quando queremos mesmo arranjamos tempo, nem que seja 1 hora por semana. Temos é que o gerir esse tempo da melhor forma e ver o que é mais importante para a nossa mente, para o nosso corpo e para a nossa vida.

Defina objetivos para o próximo ano, por exemplo: Arranjar um novo emprego, aprender algo de novo, uma língua, um instrumento musical, a pintar, fazer exercício, ler mais livros ou escrever um,  fazer voluntariado...  Estabeleça metas! Tire um tempinho para si!

Tente fazer um plano semanal com tudo aquilo que tem obrigatóriamente que fazer e depois veja o tempo que lhe sobra e tente encaixar outras atividades. Algumas ideias para ganhar tempo:

- Planeie semanalmente as refeições. Desta forma quando vai às compras perde menos tempo, porque tem uma lista semanal e sabe efetivamente o que vai comprar. Não vá com fome às compras :-). Pense em comidas práticas e saudáveis para fazer durante a semana. Pesquise ideias na internet, há inúmeros sites;

- No dia que cozinhar faça comida para um ou mais dias porque assim disponibiliza tempo nos dias que não tiver que cozinhar para fazer outras atividades;

- Estabeleça rotinas com os seus filhos, eles agradecem. Deite os seus filhos a uma hora fixa (tente que seja no máximo até às 22 horas). Não deixe que os seus filhos o controlem. Os pais é que devem orientar os filhos e mostrar-lhes segurança e firmeza nas decisões. O casal deve estar sintonizado entre si nas decisões que tomar. Com isso o seu filho torna-se mais amigo dos pais porque sabe que pode contar com eles e passa a respeitá-los mais.A criança precisa de descansar mais horas que um adulto. Com isso ganha concentração na escola e tem melhores resultados para além de ficar mais calma.
Ao deitar os seus filhos mais cedo pode depois fazer mais alguma atividade de casa e depois tirar um tempinho para si;

- Partilhe tarefas com o seu companheiro. Vai ver que vão sair ambos a ganhar. Se um deles não fizer bem o trabalho à primeira, para a próxima fará melhor. Não se deve querer abarcar todo o trabalho porque depois vai sentir-se muito cansada e muito mal por isso, e vai deitar as culpas no outro. Evite conflitos.

Se o seu objetivo é evoluir na área profissional e já tem emprego, aprenda mais sobre o seu trabalho, veja aquilo que pode fazer para melhorar o seu serviço e a forma como o pode fazer em equipa com os seus colegas (organização/ método/melhoria dos prazos de realização das tarefas, etc...). Se todos trabalharem para o mesmo fim de uma forma eficiente e profissional o resultado será eficaz e duradouro. Se procura emprego aprenda a fazer cartas de apresentação e invista na sua formação e em conhecimentos. O empregador gosta de ver candidatos que têm iniciativa e que investem em si próprios. Mostre-se confiante nas entrevistas e  vai ver que podem surgir surpresas! 

Se queremos ter uma vida saudável devemos tentar ter uma alimentação cuidada e praticar exercício fisico com regularidade. O exercicício  faz-nos sentir mais alegres e mais confiantes com a vida e permite ganhar autoestima. Se queremos perder peso não devemos comer bolos e batatas fritas todos os dias! Se não conseguir por si só, encontre motivação nos seus filhos. Pense neles e no bom exemplo que lhes dá em praticar exercício e em dar-lhes uma alimentação saudável. E nos anos de vida que vai ganhar para estar ao lado deles  e eles consigo. Se não tiver filhos pense na sua cara metade e na atenção que vai ganhar. É provável que o interesse na relação aumente bastante ;-). Não se refugie na má comida para fugir dos problemas. Os problemas vão-se manter e a sua saúde vai piorar. 

Se não gosta ou não pode ir a um ginásio pode fazer uma caminhada. Deixe o carro longe do serviço para andar um pouco. Suba as escadas em vez de ir pelo elevador, é um bom exercício para os glúteos e pernas. Pode também fazer exercício em casa mas tem que ter alguns cuidados.Alongue bem antes e depois de fazer algum exercício. Há inúmeros exercicios que se podem fazer com o mínimo do equipamento. Basta procurar na net e fazer um plano semanal. Procure pelo menos fazer exercício 2 x semana. Não faça nada brusco logo de início, nem muitas repetições.Se precisa de apoio para fazer atividade física, fale com um(a) amigo(a) que já faça exercício e peça-lhe ajuda. Faça exercício com os seus filhos, eles vão gostar.

Deixe de fumar e só vai ganhar com isso. Faça umas contas e veja quanto poupa em termos monetários ao fim do ano se deixar de fumar, vai-se surprender. Se deixar de fumar ganha dinheiro,  saúde e um hálito mais fresco  e agradável ;-). Até pode fazer a tal viagem que tanto sonha!!

Devemos ter uma atitude otimista com a vida. Devemos pensar positivo e ter confiança em nós próprios. Devemos controlar os nervos e o stress, aprendendo a acalmar esses estados de agitação, por mais difícil que seja, veja aqui alguns exemplos. Sorria e devolva o sorriso! Tudo parece funcionar melhor quando sorrimos :-)

E pronto, espero que com estas dicas consiga chegar ao fim de 2014 mais saudável, confiante e mais calmo e com pelo menos um dos seus objetivos cumprido!!  Feliz 2014!  

2 comentários:

  1. Olá! Venho convidar-te a conhecer o meu novo blog: HAPPIER - Dicas para uma vida mais feliz.
    Nele encontrarás várias dicas sobre pequenas mudanças que podes aplicar na tua vida, de maneira a sentires-te mais feliz!
    Espero que gostes :)

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana! O teu blog é muito interessante e faço votos para que tenha muito sucesso! Manuela

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...