segunda-feira, 20 de maio de 2013

"Looking for Good News"

No passado sábado, dia 18 de Maio, decorreu a inauguração do Salão Artesfera 2013, na Galeria Muncipal do Barreiro. 

O trabalho com o qual participei chama-se “Looking  for good news” , tem dimensões de 60 x80 cm e foi feito com papel de jornal cortado e dobrado, aplicado sobre tela, e depois pintado a óleo.

Numa das partes da tela o papel foi aplicado de forma a constituir uma trama, um mosaico, sobre o qual pintei um olho. Mais propriamente o meu olho esquerdo pixelizado.
 Um olhar sobre um entrelaçado de notícias.

No restante espaço da tela apliquei recortes com notícias da atualidade, recentes que retratam um pouco o estado do país e o que se passa no resto do mundo.

Ao longe, a imagem de um olho é perfeitamente visível para a maioria dos observadores. Quando o observador se aproxima do quadro deixa de conseguir distinguir essa imagem e passa a ver uma miscelânea de cores.


Este trabalho representa uma reflexão sobre a capacidade dos nossos sentidos e sobre a questão do real. As notícias transmitem uma realidade, um real que pode ser manipulado pelos seres humanos, um real temporal. Por outro lado, cada ser humano apenas vê e sente aquilo que as suas capacidades físicas e psíquicas lhe permitem alcançar. O observador para ver a imagem do olho tem que se afastar do quadro e para ler as notícias tem que se aproximar…

O nome do trabalho leva o observador a querer observar e procurar as boas notícias na miscelânea de notícias que se encontram no trabalho, sendo irónico porque dificilmente as encontra.

Tenho a agradecer ao meu marido e filhas por me terem possibilitado a execução deste trabalho nos diminutos tempos livres que possuo. E aos meus pais e irmão que me disponibilizaram uma “montanha” de jornais que serviram de base a este trabalho, e dos quais fui selecionando as notícias que me pareceram as mais interessantes de incluir e imortalizar neste quadro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...