domingo, 3 de março de 2013

O PAPAGAIO PAULINO


"Esta é a história do papagaio Paulino
que vivia com sua mãe e irmãos no ninho.
Numa selva colorida, como as suas lindas penas,
que pareciam um arco-íris.

Era ainda novo e inexperiente,                                     
brincalhão e trapalhão,
e, por isso, caiu um trambolhão
do seu ninho para o chão.

Paulino ficou atordoado, o coitado,
sem saber quem era,
nem para onde ia…
Devia ser do galo que tinha!

Viu uma formiga a passar,
e pensou perguntar se era sua irmã.
Estás louco? Meu irmão não és não!
Tenho seis patas, antenas, sou pequenita e preta!

Paulino lá foi pela selva fora até que encontrou uma cobra.
Voltou a perguntar - És minha irmã?
- És cego? Não tenho patas nem bico.
Eu ando a rastejar e tu podes voar!

Paulino estava desolado!
Já não sabia o que fazer.
Sua família queria encontrar,
para poder com eles brincar.

Encontrou um lago, e nele um sapo,
ao qual perguntou se era seu irmão.
-Tenho quatro patas e ando dentro de água.
diz o sapo - teu irmão não sou não!

Já viste o teu reflexo? Diz o sapo espertalhão.
- Reflexo? O que é isso? Pergunta Paulino confuso.
- Olha para a água e nela podes ver a tua imagem.
Ser um espelho é um dos seus usos!

Paulino olhou, e espantado ficou.
Que lindo era! Achou.
Que lindas penas e que bico mais amoroso.
Ah, afinal sou assim!

E com tanta alegria ficou,
que começou a voar.
Até que ao longe finalmente encontrou,
a sua mãe e irmãos no ninho a brincar! "

Manuela Sobral  para  Lara Sobral Anastácio

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...