domingo, 17 de fevereiro de 2013

Uma capa quentinha

Hoje decidi partilhar convosco o mais recente trabalho que fiz em crochet. Foi esta capa bem quentinha que fiz para a minha filha mais velha.
Foi tudo feito em lã e com uma gulha de crochet adequada para a grossura da lã que escolhi. 

Primeiro fiz um cordão com dimensão suficiente para, depois de unir as duas pontas, o circulo criado pelo cordão desse para passar na cabeça da menina com alguma folga.

Depois fui fazendo o trabalho sempre  à volta, fazendo aumentos sempre que achava conveniente e nem sempre em todas as carreiras.  À medida que ia fazendo ia experimentando o trabalho na menina para ver como estava a ficar, porque não estava a fazer por  nenhuma receita. Utilizei duas cores como podem ver.
                            

Junto ao pescoço deixei umas aberturas de forma a possibilitar a passagem de um cordão em lã. O cordão permite ajustar o aperto na zona do pescoço. Pode também utilizar uma fita por exemplo.

O cordão é muito simples de fazer. Basta agarrar em dois ou três fios com o dobro do comprimento do cordão que se quer. Depois pedir a uma outra pessoa para segurar na ponta oposta (ou então atar um dos lados dos fios a uma cadeira). Depois basta uma das pessoas começar a enrolar os fios para um dos lados. Quando estiver bem enrolado e com algum cuidado para o cordão não se juntar logo, dobrar ao meio e juntar as duas pontas dos fios, formando o cordão. 

Fiz dois pompons numa das cores do trabalho para dar mais graça. Os pompons também são muito fáceis de fazer. É preciso alguma paciência porque dá ainda um pouco de trabalho. É necessário dois moldes em papel forte. Eu fiz os meus com cartão de uma embalagem de cereais.

Juntam-se os dois moldes e passa-se a lã por eles até estes ficarem bem cheinhos. Depois corta-se a lã entre os dois moldes e com cuidado passa-se um fio por entre os moldes e ata-se o pompom com força e depois é só tirar os moldes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...