sábado, 26 de novembro de 2011

O que é o Feng Shui

O Feng shui é basicamente uma ciência ambiental e as suas origens são simples. É baseada  numa interpretação do mundo natural que permitiu aos chineses criarem sistemas agrícolas eficientes, e também o estudo do movimento dos corpos celestes por forma a determinar a passagem do tempo. Através dos séculos,a interpretação tornou-se mais complexa e afastou-se do seu próprio original. Felizmente, os antigos chineses preservaram a informação sob a forma escrita. Na sua essência, todas as sociedades conservam o conhecimento contido no Feng Shui, mas ele tem sido absorvido por diferentes disciplinas. Na China,está na base de todos os aspectos da vida, desde a nutrição e a medicina até ao exercício e às artes. Consoante compreendemos os conceitos básicos, podemos escolher desenhos, imagens significativas e símbolos a nossa própria cultura para nos apoiarem nas nossas vidas. Tal como é hoje praticado, o Feng Shui dá-nos informação sobre como criar ambientes nos quais nos sintamos confortáveis e apoiados. Alguns destes ambientes são do domínio do senso comum. Outros podem não ter sentido até compreendermos que,ao reconhecer as áreas dos problemas da nossa vida e ao dar passos positivos para os melhorar, podemos ligar-nos à energia dos espaços circundantes e provocar as mudanças desejadas.
O Feng Shui dá-nos a oportunidade de conseguir sáude, felicidade e bem-estar através de uma vida em harmonia com o ambiente.
Os chineses têm um provérbio : " Primeiro  sorte, segundo destino ; terceiro Feng Shui; quarto virtudes; quinto educação."
O Feng Shui usa formulas que determinam a energia ascendente e descendente num dado espaço de tempo de um indivíduo ou de uma casa. Outras fórmulas indicam a melhor localização de uma pessoa dentro de uma casa ou de um escritório, e pode sugerir  a melhor colocação de camas e secretárias. Muitos chineses consultam anualmente os astólogos para refinarem isto ainda mais, para que cada actividade dentro do ano possa ser assinalada cuidadosamente e empreendida numa ocasião auspiciosa. Esta pode ser tão precisa como a melhor altura para conceber ou até para lavar o cabelo.
A filosofia do Feng Shui é abraçada por pessoas que estão cientes do impacte que o seu meio ambiente tem sobre elas e que sentem necessidade de agir no sentido de melhorar as suas vidas. 
Exemplo de quarto casal  com aplicação do Feng Shui


Exemplo de Jardim 
A energia da água desempenha um papel significativo no Feng Shui.


Fonte: Manual enciclopédio de Feng Shui, Hale Gill, Editorial Estampa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...