quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A inveja

A inveja é um sentimento que leva a que alguém sinta a vontade de possuir os atributos e qualidades de um outro ser, talvez por achar que não os pode alcançar. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser melhor que todos, não podendo suportar que outrem o seja.

"O invejoso, em vez de sentir prazer com o que possui, sofre com o que os outros têm." Autor - Russell , Bertrand
  A inveja, conforme Sebastián de Covarrubias, gravura século XVI
A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver". Com o tempo essa definição foi perdendo o sentido e começado a ser usado ao lado da palavra cobiça, que culminou, então, no sentido que temos hoje.

Os indivíduos que disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem do sentimento da inveja alheia dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos. Isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".
A inveja é originária desde tempos antigos, escritos em textos, que foi acentuado no capitalismo e no darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação, a inveja seria, popularmente falando, a arma dos "incompetentes".

 Curiosidades:
  • Inveja é a última palavra de Os Lusíadas de Camões.
  • É comumente associada à cor verde, como na expressão "verde de inveja". A frase "monstro de olhos esverdeados" (green-eyed monster, em inglês) se refere a um indivíduo que é motivado pela inveja. A expressão é retirada de uma frase de Otelo de Shakespeare;
  • A invejaé um dos pecados capitais no cristianismo;
  • A inveja também é um personagem do anime/mangá Fullmetal Alchemist,  que possui cabelos verdes/negros, e o poder de transformar-se em qualquer objeto;
  • Napoleão Bonaparte costumava afirmar que "a inveja é um atestado de inferioridade"
Realmente a inveja é um sentimento péssimo e inútil. Ninguém ganha nada em invejar o outro. A inveja pode trazer o ódio que é outro sentimento desprezível.
O melhor que há a fazer em relação a esse sentimento, é tentar refletir sobre ele para o alterar. A maioria das vezes a pessoa que inveja desconhece na realidade a vida da pessoa invejada. Só vê as coisas boas que essa pessoa possui, não conhece a sua vida. Esquece,por exemplo, que na maioria dos casos, a pessoa invejada se esforça imenso para conseguir o que tem e  merece o que possui, porque se esforça por isso.

O melhor de tudo é viver a nossa vida, procurando viver o presente, e ser feliz por aquilo que se tem e que se vai conquistando dia a dia. Uma atitude positiva perante a vida só nos pode trazer coisas positivas. Sentimentos de inveja não ajudam em nada, só dificultam e promovem o ódio e o mau estar entre todos os seres.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Inveja
            http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/inveja 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...