sábado, 29 de outubro de 2011

Fisiologia humana

A Fisiologia humana estuda questões que permitem conhecer o funcionamento dos organismos, por exemplo : o que mantêm o coração a pulsar dia a dia? Que processos químicos intervêm quando se corta um dedo?Porque quando se levanta um peso o coração bate mais rápido? ...
O nosso organismo é constituído por elementos químicos que nos permitem por exemplo levantar pesos, converter alimentos e o ar que respiramos em células, em músculos, em ossos, e que nos permitem resolver os problemas do dia a dia. Nós somos o resultado de um desenvolvimento biológico que tem ocorrido ao longo de muitos milhares de anos.

meio interno ou fluido extra celular é o meio fluido (fluido aquoso) que envolve as células vivas. O tecido morto, por exemplo a camada mais externa da pele, as unhas e os cabelos, está por sua vez rodeado por ar. O fluido extra celular é praticamente o mesmo em todas as partes do corpo, tendo uma composição muito idêntica à do plasma, que é o fluido que circula na corrente sanguínea. E o mais curioso é que o meio interno bastante similar também existe em outros seres vivos, os quais parecem não ter nada em comum entre si e com o homem, como por exemplo as rãs, os cães, as lagostas...

A vida só é possível quando as células são mantidas num meio interno com uma determinada composição química. Quando as proporções das várias substâncias que constituem esse meio interno forem alteradas o resultado poderá ser a doença ou até mesmo a morte. Ou seja a composição do meio interno deve manter-se razoavelmente constante para não haver problema no ser vivo.

Para isto acontecer tem que existir necessariamente um equilíbrio dinâmico, ou seja, o que entra tem que ser igual ao que sai. Por exemplo, certos componentes dos alimentos que ingerimos são absorvidos para o meio interno através das paredes do trato intestinal, e depois são removidos via processos que ocorrem nos rins, pulmões e pele. A captação e a remoção encontram-se equilibradas de tal modo que as concentrações de muitas substâncias (tais como açúcares, sais e água) no meio interno não variam muito.

Se bem que o equilíbrio dinâmico tenda a ser mantido, a permuta entre os meios internos e externo varia de tempo a tempo. Por exemplo se num dia se comer muitos doces e no dia seguinte não se comer nenhum, a quantidade de açúcar entre os meios internos e externos é bastante diferente nos dos dias , entretanto a concentração de açúcar no sangue permanece constante.Ora para isto acontecer é porque o ser possui um mecanismo que permite manter constante a composição do meio interno, porque de outra forma não seria possível viver. Chama-se de homeostase a esta tendência de regulação do meio interno. Quando a homeostase falha, o sistema nervoso é afectado em primeiro lugar, pelo que o homem não poderia ter evoluído sem esta regulação.

(in Macey, Robert I., 1974, Fisiologia Humana, Editora Edgard Blücher Ltda)

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...