Há algumas questões que se colocam quando se pensa sobre este tema. Será que se é totalmente feliz? Será que alguma vez se poderá atingir o estado de plena felicidade? A busca pela felicidade é em vão?
Ao nascer o individuo está feliz se tiver o aconchego e a atenção da mãe. O individuo ao crescer vai sendo "formatado" com os padrões de vida do local onde vive, com a educação que lhe é incutida pela sociedade, e tudo isso vai influênciar a sua maneira de encarar o mundo. A suas necessidades/objectivos dependem dessa educação. A personalidade do individuo é moldada desde a infância.
Assim o conceito de felicidade difere de pessoa para pessoa, dos seus objectivos e das suas ambições mais profundas. Ser feliz para alguém pode ser ter um trabalho que o faça sentir realizado; para outro ter muitos amigos; para outro ser rico; para outro ter amor; para outro ter filhos; etc. A felicidade poderá ser a conjunção de vários objectivos que se querem atingir.
Por motivos alheios à vontade do individuo, a busca pelos seus objectivos pode por vezes ser mais dificil de alcançar. Isto porque pode depender de um conjunto de circunstâncias e não apenas da sua vontade e esforço.
Então será essa busca em vão? Julgo que não. Vale a pena lutar pelo que se deseja... e quando se consegue finalmente, a felicidade chega para iluminar o rosto de quem por ela tanto anseava!
Algumas citações e pensamentos sobre a felicidade em http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/felicidade
Mais informação sobre este tema em http://pt.wikipedia.org/wiki/felicidade
Sem comentários:
Enviar um comentário