segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A felicidade

Há algumas questões que se colocam quando se pensa sobre este tema. Será que se é totalmente feliz? Será que alguma vez se poderá atingir o estado de plena felicidade? A busca pela felicidade é em vão?

Ao nascer o individuo está feliz se tiver o aconchego e a atenção da mãe. O individuo ao crescer  vai sendo "formatado" com os padrões de vida do local onde vive, com a educação que lhe é incutida pela sociedade, e tudo isso vai influênciar a sua maneira de encarar o mundo. A suas necessidades/objectivos dependem dessa educação. A personalidade do individuo é moldada desde a infância.

Assim o conceito de felicidade difere de pessoa para pessoa, dos seus objectivos e das suas ambições mais profundas. Ser feliz para alguém pode ser ter um trabalho que o faça sentir realizado; para outro ter muitos amigos; para outro ser rico; para outro ter amor; para outro ter filhos; etc. A felicidade poderá ser a  conjunção de vários objectivos que se querem atingir.

Por motivos alheios à vontade do individuo, a busca pelos seus objectivos pode por vezes ser mais dificil de alcançar. Isto porque pode depender de um conjunto de circunstâncias e não apenas da sua vontade e esforço.

Então será essa busca em vão? Julgo que não. Vale a pena lutar pelo que se deseja... e quando se consegue finalmente, a felicidade chega para iluminar o rosto de quem por ela tanto anseava!

Algumas citações e pensamentos sobre a felicidade em http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/felicidade

Mais informação sobre este tema em http://pt.wikipedia.org/wiki/felicidade

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...