sábado, 29 de outubro de 2011

Como poupar

Cá vai mais uma mensagem sobre poupança. Desta vez algumas sugestões que podem ajudar a chegar ao fim do mês com mais algum no bolso:
1. Controle financeiro
O problema da maioria das pessoas, pelo que me dou conta, é de não fazem o efectivo controle e gestão das suas despesas. Ou seja, são muito poucas aquelas que têm um ficheiro excel divido por tipo de despesa, e o vão preenchendo ao longo do mês, para saberem o que estão a gastar em cada tipo de despesa, e quanto é que ainda resta até ao fim do mês sem pôr em causa outras despesas.
Este controle é essencial na gestão caseira. Com um ficheiro bem elaborado, para além de ficarem a saber o que gastam por mês, por tipo de despesa, podem ainda saber facilmente o que gastam por ano, também por categoria, para além do total da despesa, como é claro. Vão ficar surpresos quando começarem efectivamente a fazer estas contas.

Para facilitar-vos a vida podem descarregar de forma gratuita um ficheiro excel de finanças pessoais neste link:

e ver como funciona em:

Os dados do ficheiro são só representativos, e podem ser alterados como é lógico com o tipo de despesas que cada pessoa tem. As fórmulas é que não convém mexer (isto se não souber depois repôr a situação).

Pode ir inserindo no ficheiro despesas que espera a vir a ter em meses futuros, e assim pode melhor gerir e lembrar-se delas, e saber que aquele mês vai ser mais dificil por isso, e que talvez já não possa comprar o que estava a pensar para essa altura. Vai ver que lhe vai facilitar a vida e que o final do mês vai chegar sem surpresas!

2. Poupar energia


 Para poupar energia ver :

3. Poupar água

Para poupar água aqui vão algumas dicas:

 - Tomar duches em lugar de banho de imersão;
 - Não deixe a água do duche sempre a correr. Quando se está a ensaboar feche a torneira;
- Coloque baldes no chuveiro para encher com aquela água que vem fria até começarmos a tomar o duche;
- Utilize a água que recolheu nos baldes do chuveiro para lavar o chão, regar plantas ou para a descarga da sanita;
- Utilizar redutores de débito nas torneiras e chuveiro;
- Colocar uma garrafa com água dentro do autoclismo para a descarga ser de menos litros;
- Utilize as máquinas de lavar roupa e loiça na carga máxima;
- Não lave a loiça antes de a pôr na máquina de lavar. Retire a sujidade com um guardanapo, ou passe por pouca água;
- Não deixe as torneiras com água a correr quando está a lavar os dentes;
- Se tem jardim não utilize mangueira. Instale um sistema de rega automático pois permite-lhe controlar as horas da rega e a duração da mesma, fazendo uma melhor optimação do consumo em água da rede;
- Se tiver uma moradia coloque um depósito para captar as águas da chuva para posterior reutilização na rega ou lavagem dos pavimentos.

2. Planear as refeições

Faça um menu semanal. Ao planear o que vão ser as suas refeições em casa durante a semana que se segue, pode efectivamente poupar bastante. 
Aponte tudo o que precisa para a execução desses pratos e vá só uma vez ao supermercado por semana.
Na escolha das refeições escolha pratos fáceis de elaborar, que sejam saudáveis e económicos. Numa outra mensagem vou colocar algumas receitas para ajudar na elaboração dos menus. 

3. Comportamento no supermercado

Quando for ao supermercado vá com uma lista. Nunca vá com fome. Há mais tendência para comprar coisas desnecessárias.

Tente comprar produtos portugueses. Veja se o código de barras começa por 560 http://560.adamastor.org/ . Ao comprar produtos portugueses está a ajudar a economia nacional.

Compare preços e veja os que para a mesma qualidade têm melhor preço. Veja qual o supermercado mais barato na sua zona.

Aproveite descontos e promoções. Nas promoções de detergentes e outros produtos de mercearia que não se estragam aproveite para comprar em maior quantidade. Assim vai levar mais tempo para voltar a comprar.

Compre produtos em embalagem familiar.
Evite levar as crianças às compras consigo porque querem sempre qualquer coisa. Ou então não as acustume ao hábito de levar sempre qualquer coisinha para casa. Não quer dizer que uma vez por outra não se compre, mas comprar sempre não é bom hábito.

4. Refeições fora de casa

Almoce em casa ou leve almoço para o seu trabalho. No caso de não haver frigorifico ou microondas no serviço, pode sempre pensar em refeições frias, que não seja necessário aquecer. Pode fazer sandes, quiches na vespera e depois levar. Depois coloco uma mensagem com algumas ideias para comidas práticas.  
Leve fruta ou bolachas e outros snaks para o trabalho para comer nas pausas. Compre águas no supermercado e leve para o serviço.

5. Comprar roupa e sapatos

Antes de comprar alguma peça de roupa ou sapatos pense bem se realmente lhe faz falta. Veja primeiro o seu guarda-roupa antes de comprar alguma coisa.
Aproveite em ir aos saldos quando pretender reformar o seu guarda-roupa. Aproveite nessa altura para comprar roupas de qualidade, e se possivel de marcas portuguesas. 

Para as crianças não compre roupa e sapatos de marcas caras sem ser nos saldos. A roupa e sapatos deixam de servir num instante e é um investimento de muito curta duração.

6. Decoração da casa

Compre só o que realmente lhe faz falta. Evite comprar artigos caros e que muitas das vezes nem utiliza. Aproveite os saldos para mudar cortinas, tapetes e outras necessidades.

7. Biblioteca

Aproveite a biblioteca da sua zona para ir buscar livros para os miudos e mesmo para si. Também pode ir buscar filmes.

8. Espectáculos

Veja nas agendas culturais da sua zona espectáculos para crianças que muitas vezes têm baixo custo e outras vezes até são gratuitos.

9. Cartões multibanco/ Dinheiro
Não pague tudo com o cartão multibanco. Ande com algum dinheiro, que chegue para o que pensa que serão as suas despesas diárias. O facto da pessoa usar o dinheiro em vez dos cartões faz com que tenha noção dos seus gastos e do preço das coisas. Assim vai poder controlar melhor os gastos. Evite usar o cartão de crédito (quem o tiver).

10. Ginásio/desporto

Inscreveu-se no ginásio e depois não vai lá? Faça um esforço e vá... senão é melhor desistir e deixar de fazer esse investimento. Estar a pagar para não usufruir é mau negócio!

Quando se for inscrever veja realmente que dias é que tem disponíveis para ir. Escolha um ginásio que faça preços pelas vezes de semana que pretenda ir.

Não se inscreva logo no primeiro que encontrar. Vá a vários ginásios da sua zona, ou pertodo seu local de trabalho, e veja o custo por aula do que pretender ir, para poder comparar.

Veja os custos das piscinas na sua zona. Ir nadar é uma hipótese que pode ficar mais acessível que ir ao ginásio, e é um desporto muito completo.
Se for determinado, e conseguir ter alguma disciplina, pode tentar fazer exercicios em casa. Basta ter alguns pesos e um colchão para fazer muitos exercicios.
Vá correr, andar, é muito saudável e não tem que gastar nada.

Pode criar os seus próprios programas de treino. Há muita coisa disponível na net.

 Eu depois vou colocar alguns planos de treino nas mensagens futuras.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mais dicas de poupança em http://aeiou.visao.pt/52-dicas-preciosas-para-poupar=f629066

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...