sábado, 29 de outubro de 2011

A Arte na minha vida

A arte é essencial na minha vida. Sinto esta necessidade de criar desde muito nova. Mas curiosamente não tive influência dos meus pais, pois eles nunca me incentivaram para o desenho nem me levaram a galerias. Sempre tive "jeito", diziam as professoras, para desenhar, e muitos dos desenhos que fiz ficaram na posse delas.Tenho pena, porque alguns eram mesmo muito especiais, e agora era interessante mostrá-los às minhas filhas.
No começo sempre desenhei aquilo que via. Copiava imagens já com alguma precisão. À medida que fui crescendo fui gostando cada vez mais de utilizar as cores, de as misturar e de com elas ir criando interesses, e de prender as pessoas aos meus trabalhos.Comecei a gostar de trabalhar com figuras geométricas no ensino secundário.

O tempo foi passando e de vez em quando lá ia fazendo alguns trabalhos... sentia uma grande vontade interior que me empurrava para os fazer... não pensava o que ia fazer, as coisas iam surgindo sem saber bem porquê. Sempre foram trabalhos expontâneos feitos em 1-2 horas no máximo.Sempre fui de pintar rápido por ter necessidade de ver o resultado final o mais depressa possível... pinto com algum stress.
Tinha alturas, como ainda tenho de passar bastante tempo sem desenhar e sem pintar, de parecer que estava de costas voltadas para a pintura. Mas por vezes é necessário essa pausa para se ir buscar energia e inspiração.

Foi já bem adulta que me inscrevi num curso de pintura  da Artesfera e foi a partir daí que comecei a mexer-me mais no mundo das artes, fazendo amigos desta paixão. Tornei-me membro da direcção desta associação e desde então tenho feito exposições com alguma regularidade.

Fiz a minha primeira exposição individual o ano passado, em Dezembro 2010, na Galeria Municipal do Barreiro. Foi uma sensação muito especial para mim, um sonho tornado realidade, e tive uma aceitação muito positiva das pessoas que a visitaram, o que ainda foi mais gratificante.

Este ano, de Fevereiro a Junho de 2011, fui tirar um curso de pintura na Ar.co. Foi um curso que me abriu a porta para o óleo, e foi interessante por isso, porque até agora tinha apostado sempre na pintura a acrílico devido à rapidez de secagem, ao cheiro e limpeza dos pinceis.

Actualmente frequento um curso de Teoria de arte no Núcleo da Artesfera. É um curso que me está a fazer abrir os olhos e a pensar mais sobre o que tenho feito até aqui, e sobre as potencialidades da arte e do seu sentido.

Em principio a Artesfera vai fazer uma exposição em Dezembro, e já estou a trabalhar numa obra que penso que vai ser muito interessante e diferente do que tenho feito ... Se correr bem depois mostro nessa exposição. Até lá!



O Início - Acrílico sobre tela - 80 x 100 x 4 cm - Junho 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...